Podcast
Retratos Defiças é o canal de podcast do Projeto Retratos do Brasil com Deficiência, realizado pela ONG artivista Ateliê Ambrosina de Maceió/AL e capitaneado pela Universidade Western/Canadá. Cada episódio é lançado semanalmente, desde de dezembro de 2021 - teve o seu roteiro criado, gravado e editado pelos próprios duos participantes do projeto que representam várias regiões do Brasil. Com temas de livre escolhas dos participantes, a ideia é difundir narrativas defiças independentes e relatos etnográficos vinculados à deficiência para tratar de experiências vividas em torno dos direitos de inclusão, abordagens de pesquisa, política e justiça envolvendo família, cuidados, sexualidades e redes de ativistas do Brasil. Serão 11 episódios exclusivos do canal que envolveram a dedicação de 22 cocriadores/as, dentre ativistas, profissionais de saúde, educadoras/es, pensadoras/es e pesquisadoras/es da deficiência, artistas, dentre outros agentes - defiças e não defiças.
03
Psicólogos autistas: um retrato falado
Neste episódio, os psicólogos autistas Giovanna Nicolau e Pablo de Assis conversam das suas perspectivas sobre a Psicologia, em detrimento das deficiências e neurodivergências. Trazem novas ideias sobre inclusão social, acolhimento, aceitação, identificação e respeito com as diferenças defiças na sociedade.
04
Pod!sso
Onde estão as pessoas com deficiência no Brasil? A partir de reflexões acerca da Lei Brasileira de Inclusão e de suas vivências, Paulo Henrique (um homem com cegueira), conversa com Saulo Vinícius sobre a forma como a deficiência visual é atravessada por diversas questões como afetividade, tecnologia e acessibilidade.
06
24/1/2022
Defiça das oiça
Em um episódio super envolvente, a cantora e compositora Dêza, junto com a poeta Odara Rufino, compartilham suas experiências com a deficiência auditiva: das aproximações e distanciamentos entre a surdez congênita e adquirida, suas relações atuais de interdependência, além de muitos outros temas que exigem a mudança de atitude e a empatia da sociedade.
07
Desmistificando a audiodescrição
Este episódio relata a trajetória dos profissionais Deise Medina e Felipe Monteiro, até a chegada ao universo da acessibilidade, mais especificamente da audiodescrição. Eles traçam um panorama desde a elaboração do roteiro de audiodescrição, passando pela equipe de produção, o público, o usuário, chegando à forma como a audiodescrição é disponibilizada.
08
Amores (a)típicos
Seja para pessoas neurotípicas ou autistas, percebemos que o amor não possui uma forma única de se expressar. Não existe um amor típico. Os relacionamentos e o amor romântico são desafiadores para todo mundo. Para autistas, então, o assunto pode ganhar outras camadas de complexidade. Ou será que não? Marcos Maia e Sophia Mendonça mediam este diálogo neste episódio, com grandes convidadas/os/es.
09
A arte no sentir - como senti-la?
Quando falamos de representatividade na cultura, onde ficam as pessoas com deficiência? Partindo da máxima: “A arte a gente não entende, a gente sente”, qual seria o papel da artista nesta proposição? Elizabeth Caldas e Natalhinha Marinho instigam artistas a refletirem sobre as possibilidades de acesso e alcance de seus trabalhos.
10
Capacitismos e cuidado na trajetória de uma mãe autista
Histórias são boas para pensar. Neste episódio, Dienuza Costa conta (e canta) a história de sua vida, atravessada pela experiência do ser mulher autista, periférica, ativista, acadêmica e mãe. As canções nos embalam pelo roteiro autoetnográfico cocriado, junto com Valéria Aydos.
11
Autorretrato de mulheres com deficiência: olhar de dentro, olhar de fora
Neste episódio, Olivia von der Weid e Gislana Vale mediam os retratos falados fabricados por suas convidadas com deficiência visual, e refletem sobre o poder da imagem criada a partir de sinais auditivos, olfativos, das memórias e sensações.