top of page
Arte retangular, com doze círculos de diferentes tamanhos, em alto relevo, coloridos à esquerda por um dégradé de lilás escuro, no canto superior esquerdo para lilás claro, no centro inferior, e à direita por um dégradé de rosa choque, no canto superior direito para cor de rosa claro, no centro inferior.

Podcast

Defiças Portraits is the podcast channel of the Portraits of Brazil with Disabilities project, which has been realized through the efforts of NGO artivist Ateliê Ambrosina from Maceió AL Brazil, and captained through Western University in London ON, Canada. Episodes have been released on a weekly basis since December 2021, and are each created, recorded and edited by the very duos who are participating in the project, and whom also represent the various regions of Brazil. With themes freely chosen by the participants, the idea is to broadcast independent defiça (disability) narratives and ethnographic reports linked to disability in order to address lived experiences around inclusionary rights, research approaches, politics, and justice involving family, care, sexuality, and activist networks in Brazil. There are 11 exclusive episodes on the channel, involving the dedication of 22 co-creators, including activists, health professionals, educators, disability thinkers and researchers of disability, artists, and other disabled and non-disabled individuals.

Réguas das logomarcas das intituições que realizam o projeto. A 1ª é a do retratos defiças. A 2ª, da Universidade Western do Canadá. E a 3ª da ONG Ateliê Ambrosina.
Logomarca do canal de podcast Retratos Defiças. No centro de um triângulo em diferentes tons de lilás, a cabeça branca da medusa, de perfil esquerdo. O triângulo tem pontas arredondadas e está na horizontal, voltado para a direita. A medusa é uma figura feminina, da mitologia grega, com serpentes no lugar do cabelo. O rosto dela é branco e as serpentes são vazadas, com contorno branco, fino e parecem se mover em todas as direções.
Capa com parte do rosto de dois homens se beijando, do episódio Amor gay no espectro. Na arte em fotografia com intervenção em aquarela com efeito digital em alta saturação, eles são vistos dos olhos até o pescoço. O homem da esquerda está com o olho fechado e seus cílios e barba pretos se destacam sobre o filtro vermelho que encobre todo o rosto. O da direita também está com o olho fechado e o filtro branco aplicado sobre seu rosto resulta numa barba azul e cor de rosa, que se espalha pelo pescoço. A base da imagem aparenta recorte, em preto.

01

00:00 / 42:14

Gay love on the spectrum

In this episode, Bruno Fillmann and Tiago Abreu explore the relationships that exist between the autism community and the gay community: the cultural references, the use of apps, and the impacts of disability.

02

00:00 / 56:21

Defiça experience radio

One is blind for one year. The other has never lived with a visually impaired person. Lays Barros and Ticiane Simões decide to walk together through the streets of the city of Maceió/AL, recording an honest relationship of their first meeting with disability.

Capa em fotocolagem com textura de parede rachada, em fundo cinza de plástico bolha, do episódio Rádio vivência defiça. À esquerda, uma pessoa de perfil direito, vista do nariz para baixo, sentada sobre metade de um vagão de trem verde e vermelho, rachado ao meio, inclinado para a esquerda. A outra metade está inclinada para a direita, portando em cima, o farol da praia da Ponta Verde de Maceió, branco com listras vermelhas. A pessoa é branca e usa um macacão preto, curto, sem mangas e uma bota preta, cano longo, até o meio da coxa. Ela tem uma tatuagem em tons de lilás no braço e antebraço direito e três faixas pretas amarradas ao redor do braço esquerdo. Com a mão direita sobre a coxa e o cotovelo esquerdo apoiado no joelho, ela segura uma bengala longa, com o gomo inferior vermelho, próximo ao chão e o punho preto. A bengala aparenta rachar o vagão de trem ao meio.
Capa em fundo amarelo, do podcast Psicólogos autistas: um retrato falado. No centro, uma abertura circular dá acesso à palavras escritas de um texto em fundo bege com letras pretas.

03

00:00 / 50:15

Autistic psychologists: a portrait spoken

In this episode, autistic psychologists Giovanna Nicolau and Pablo de Assis talk about their perspectives on psychology as opposed to disabilities and neurodivergences. They bring new ideas about social inclusion, welcoming, acceptance, identification, and respect for the disabled differences in society.

04

00:00 / 44:11

Pod!sso

Where are the people with disabilities in Brazil? From reflections about the Brazilian Law of Inclusion and their experiences, Paulo Henrique (a visually impaired man), talks to Saulo Vinícius about the way visual impairment is crossed by several issues such as affectivity, technology, and accessibility.

Capa com fundo em tons de bege, do episódio Pod!sso. A arte se baseia na obra “A criação de Adão” de Michelangelo. No centro, uma bengala de alumínio, longa, dobrável, com cinco gomos, forma a letra W, com um gomo a mais, na horizontal. O gomo superior, junto à ponteira, voltada para a esquerda, é revestido de amarelo e o inferior tem o punho e o elástico pretos, voltados para a direita. No canto superior esquerdo, parte do antebraço de Adão, com a ponta do indicador tocando a ponteira da bengala. No cento inferior direito, parte do antebraço de Deus, com a ponta do indicador tocando a punho da bengala.
Capa do episódio Autismo e mercado de trabalho: experiências, desafios e opressões. Toda a extensão do fundo da imagem é preenchida como uma página de caça palavras, e o nome Papo Reto, em preto, é a única palavra encontrada e circulada por caneta amarela, duas vezes no centro e duas à esquerda. No centro, mais à direita, tem-se um buraco circular de fundo preto, por onde saem três pernas de uma mulher branca, calçada com saltos vermelhos. As pernas se apoiam na base do buraco, dobradas entre si, e a tampa do buraco é o pedaço da folha do caça palavras que está à direita das pernas da mulher como que escondendo o restante do que está por detrás do buraco. A tampa está pintada de vermelho, com lápis de cor.

05

00:00 / 1:00:15

Autism and the labor market: experiences, challenges and oppressions

The intersectionality of autism, the labor market and the trans agenda. Ricardo Oliveira and Annebelle Leblanc launch an episode focused on the experiences of autistic people in the professional field.

06

24/1/2022

00:00 / 1:00:57

Defiça of the oiça

In a super engaging episode, singer and composer Dêza, together with poet Odara Rufino, share their experiences with hearing impairment: from the closeness and distance between congenital and acquired deafness, their current interdependent relationships, and many other topics that require a change of attitude and empathy from society.

Capa em fundo cinza claro do podcast Defiça das oiças. No centro, um beija-flor de perfil direito, com o bico dentro do ouvido de uma orelha. O beija-flor tem o bico longo e fino, preto, a cabeça marrom, com uma mancha amarela ao redor do olho e na barriga, o dorso e as asas em diferentes tons de azul. A orelha é da mesma cor do fundo, com contornos e detalhes feitos em grafite. Uma mancha lilás se espalha do encontro do bico do beija-flor com o ouvido, ocupando o lado direito e metade superior da orelha.
Capa em fundo branco do podcast Desmistificando a Audiodescrição. A palavra Audiodescrição está dividida em três linhas e é formada por imagens recortadas na forma das letras. Na primeira linha, as duas primeiras letras têm imagens indefinidas, em tons de cinza. A letra D é amarela, com uma mulher à direita, de perfil esquerdo. Ela é branca, com cabelo ondulado, castanho, na altura dos ombros. Usa blusa e calça azul e sapatos pretos. Ela está com o braço direito na diagonal para cima, o esquerdo estendido ao lado do corpo, paralelo à perna esquerda, também estendida. A letra I é representada por uma lanterna preta. A letra O por um guarda-chuva cinza. Na segunda linha, o D também é representado pela metade direita de um guarda-chuva branco e preto. A letra E é o recorte da imagem de um prédio cor de rosa com janelas brancas. O S é o recorte de um tecido azul, amassado. A letra C é a metade esquerda de uma pizza. O R apresenta o rosto de um homem, em preto e branco. A letra I é uma colh

07

00:00 / 55:04

Demystifying audio description

This episode reports the trajectory of professionals Deise Medina and Felipe Monteiro, and how they arrived at the universe of accessibility, more specifically of audio description. They trace an overview from the elaboration of the audiodescription script, through the production team, the audience, the user, to how the audiodescription is made available.

08

00:00 / 51:07

(A)typical loves

Whether for neurotypical or autistic people, we realize that love has not one single way of expressing itself. There is no typical love. Relationships and romantic love are challenging for everyone. For autistic people, then, the subject can gain other layers of complexity. Or can it not? Marcos Maia and Sophia Mendonça mediate this dialogue in this episode, with great guests.

Capa do podcast Amores (a)típicos, com fundo formado por peças cinzas de um quebra-cabeça. No centro, as duas metades separadas de um cérebro, na vertical. A da esquerda é representada por contornos de linhas pretas, sem preenchimento. A da direita é representada por uma grande peça de quebra cabeças, azul, sobre um emaranhado de linhas coloridas. Na parte superior da peça do quebra cabeça, o contorno vermelho de um coração e o esboço em linhas pretas de uma pessoa pendurada pelas duas mãos na base do coração.
Capa em preto e branco, do podcast A arte no sentir – como senti-la? Na parte inferior, mãos seguram cinco instrumentos musicais, uma guitarra, um prato de bateria, um baixo elétrico e um teclado, além de uma máquina fotográfica, um microfone e uma bengala longa, lado a lado. Da esquerda para a direita, o violão, a guitarra e o baixo estão na vertical, com os braços para cima. A mão segura a máquina e o microfone pela base. O prato é visto de frente. O teclado está na vertical, com as teclas para a esquerda. A bengala está apoiada pelo punho, com a ponteira para cima.

09

00:00 / 1:02:20

Art in feeling - how to feel it?

When we talk about representation in culture, where are people with disabilities? Based on the maxim: "We don't understand art, we feel it", what would be the role of the artist in this proposition? Elizabeth Caldas and Natalhinha Marinho instigate artists to reflect on the possibilities of access and reach of their work.

10

00:00 / 1:01:50

Ableism and care in the trajectory of an autistic mother

Stories are good for thinking. In this episode, Dienuza Costa tells (and sings) the story of her life, through the experience of being an autistic person, from the lower classes ("periphery"), activist, academic and mother. The songs lull us into an autoethnographic script co-created with Valéria Aydos.

Capa em fundo amarelo, do podcast Capacitismo e cuidado na trajetória de uma mãe autista. No centro inferior, uma fita cassete ladeada por um grande fone de ouvido, à esquerda, conectado a um balão, à direita. A fita cassete é retangular, com duas roldanas lado a lado, no centro.  O rolo de fita magnética preta, usada para a gravação do áudio, está enrolado na roldana da esquerda. O fone é branco, com as almofadas e ouvido pretas e está com o arco para cima. O balão é formado por peças de quebra-cabeça em diferentes tons de amarelo e marrom. Acima do cassete, três notas musicais brancas. Uma colcheia ladeada por uma semicolcheia dupla, à esquerda e duas colcheias, à direita. A colcheia é formada por uma haste vertical, com uma cabeça na base e um colchete curvo na ponta superior, voltado para a direita. A semicolcheia dupla tem duas hastes verticais, ligadas por dois traços horizontais, com duas cabeças na base de cada haste e as duas colcheias são ligadas por um traço horizontal.
Capa com fundo em tons de marrom, do podcast Autorretrato de mulheres com deficiência: olha de dentro, olhar de fora. No centro superior, uma fita adesiva larga, vertical, marrom escuro, sustenta a parte superior de uma imagem quadrada, em fundo preto, dentro de uma moldura branca. Na imagem, 10 mãos negras se sobrepõem ao redor de uma grande lente objetiva, cortada por um feixe de luz azul diagonal, do canto superior esquerdo para o inferior direito.

11

00:00 / 1:02:48

Self-portrait of women with disabilities: the look from the inside, the look from the outside

In this episode, Olivia von der Weid and Gislana Vale mediate the sketches made by their visually impaired guests, and reflect on the power of the image created from auditory and olfactory signals, memories and sensations.

bottom of page