Arte é cura
A arte pode curar o planeta. Arte, nutrir e curar são essas palavras que inspiraram este texto. Nosso duo participa do projeto Retratos do Brasil com Deficiência, com um grande desafio: mostrar as possibilidades da arte como nutrição e cura necessárias ao ser, para uma melhor construção de seres íntegros, justos e respeitosos com a terra com o ar, com o fogo, a água, as plantas, os animais os mananciais lagos e rios e os oceanos. Acreditamos que assim, preservando os ecossistemas e a biodiversidade, estaremos consequentemente respeitando e valorizando a nós mesmos e as pessoas com deficiência. Esse princípio se refletiu na realização da obra, por meio da escolha da reciclagem de materiais, seleção de produtos não agressivos ao meio ambiente e, sobretudo, pela concepção e apresentação estética da obra realizada.
Silza Freire
Cocriação: Helane Alencar e Silza Freire
Técnica: Escultura em papietagem
Ano: 2021
Dimensão original: 1,70m - 5kg (boneca) e 65mm diâmetro (globo)
Brasília - Distrito Federal e Chapada dos Veadeiros - Goiás | Brasil
Helane Alencar A artista Helane de Alencar ama o que faz: arte como forma de expressão e de afirmação identitária. Brasileira, nascida em Belém do Pará, em 20/06/1983, apresentou nos primeiros dias de vida, dificuldades de deglutição e hipotonia dos membros. Diagnosticada com lesão neurológica neonatal (paralisia cerebral), encontrou na mãe adotiva, Elienai Alencar, o coração de um amor incondicional e a mente de uma médica que não mediu esforços para apoiar o desenvolvimento e assegurar a vida da Helane. Com esse apoio materno, Helane desenvolve a autonomia por meio de fisioterapia e medicina integrativa, de forma que ela aprendeu a se locomover com o auxílio da cadeira de rodas e a levantar os talheres com a mão direita. O lado esquerdo do corpo pouco responde aos comandos do cérebro e apesar das dificuldades físicas, mentais e de fala, a artista Helane de Alencar encontrou na arte sua forma de expressão e de dialogia com o mundo, realizando atividades de artes circenses, artes plásticas e artes musicais. (Texto escrito por Elienai Alencar)
Silza Freire é artista, figurinista e criadora. Iniciou sua trajetória artística de forma autodidata no ano de 1990. Estudou Design de Moda na Faculdade de Tecnologia AD1, ministrou cursos e oficinas. Por quase três décadas, seu trabalho expõe e afirma de forma criativa e didática, a difusão da sensibilização ambiental da arte que pode curar e da cultura que educa. Seu impulso criativo atinge múltiplas áreas da criação artística como: instalação pública, intervenção performática, criação e elaboração de figurinos, montagem de cenários e exposições. Atualmente é Diretora e responsável do Espaço Ecologia Viva. "Sou natural da via-láctea, nascida no planeta terra. Assim me identifico cidadã planetária.".