Imagem colorida vertical. Área em cinza na parte inferior demarcada por linha reta horizontal. Sobre a linha, meio círculo amarelo escuro. Acima, área preenchida pela cor bege.
LANÇAMENTO

20

dezembro

Formato: Virtual

Imagens: Site, Instagram

Episódios: Spotfy, Site

Os retratos serão audiodescritos e os episódios de podcast serão transcritos e disponibilizados no site

Retratar ou criar um episódio de podcast neste projeto é um processo de fabricação, ou seja, uma prática do fazer imagem e do fazer roteiro, a partir da experiência colaborativa entre corpos com e sem deficiência; ou entre experiências defiças distintas. De maneira compartilhada e criativa, a imagem ou o episódio deve surgir do encontro, em que as participantes se propõem a viver juntas, dentro da proposta de cocriação enviada. 

Não haverá uma avaliação curatorial acerca do mérito estético dos retratos, mas sim, uma reflexão sobre o valor cocriativo do processo que irá gerar o retrato. O mesmo para o episódio de podcast. Este projeto pensa as imagens e as narrativas orais, a partir do ponto de vista da Antropologia Social e do campo Disability Studies e, portanto, acredita na potência do encaramento - comum ao ato de retratar ou assistir um retrato - como mediador de um “novo ver”; e do encontro engajado como um "novo fazer" arte, junto aos corpos com deficiência. A exposição é sobre tudo isso e algumas outras coisas mais!